15/05/2014 às 18h08m

Comércio fechado... Greve ou feriado? Que nada, é Copa do Mundo!

Mundial vai ter mais feriado que época de Carnaval. Mas ninguém vai viajar...

Salve, galera. Mais uma vez com "A Cultura do Futebol", aqui no FutRio.net.

Sabe aquelas vezes em que se sai na rua, em pleno dia de semana, mas não se vê um lugar aberto? O hino do Bangu diz que são os jogos daquele clube, você pode pensar que é feriado ou mesmo uma greve geral - nestes tempos de manifestações. Mas quando isso começa a acontecer lá pelos idos de junho, é bom conferir se o ano em que você está é de Copa do Mundo. Faz todo sentido.

Em época de Copa, jogo do Brasil vira feriado. Isso é um dito popular, mas durante o Mundial do Brasil, isso vai realmente acontecer. E não precisa ser na cidade em que ele é realizado. A Seleção só virá ao Rio caso dispute à final, em 13 de julho, um domingo, mas os outros dias de partidas da Canarinho não serão de trabalho nas ruas das grandes cidades brasileiras.

Ao todo, no Rio, podem ser até seis dias (a não ser o domingo da final), mais dois dias de semana em partidas em que o Brasil não joga. Oito datas no geral. O mais curioso é que, no meio da Copa, haverá o feriadão de Corpus Christi, de 19 (quinta-feira) a 22 (domingo). Imagine você!

Seria o período ideal para qualquer um viajar. Mas, em época de Copa do Mundo, quem é que pensa em viajar? De qualquer forma, mesmo com tanto feriado, não é todo comérico que pára. Shoppings e bares irão aproveitar para faturar (ainda mais) com o movimento dos torcedores. Chegaram a cogitar uma greve dos fabricantes de bebidas e até frearam o aumento das mesmas para que só acontecesse depois da Copa. Ninguém é bobo, né...

Livro de cabeceira
Hoje, um livraço, literalmente. "O Brasil em todas as 19 Copas do Mundo" (Ed. Pontes Editores, 176 pgs.), de Geraldo Afonso Muzzi, conta com ricos detalhes as participações da Seleção Nacional em todos os Mundiais. Pra entrar no clima da Copa, é ideal.

Jogando por música
"Brasil está vazio na tarde de domingo...". É assim que esperamos que esteja em 13 de julho, mas que à noite todo mundo saia para comemorar mais um título mundial. O som de hoje é de Wilson Simonal, "Aqui é o País do Futebol":


Semana que vem, tem mais. Grande abraço!

Comentários nesse artigo

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por