A peça, mais do que histórica, trazida por @craburger no Varal FutRio desta vez é a do Internacional de Jacarepaguá. O clube existiu por apenas seis anos, mas disputou as divisões intermediárias do futebol do Rio de Janeiro. A equipe mandava jogos no Estádio Eustáquio Marques, em Curicica, já que o próprio era um dos dirigentes da equipe. A briga entre alguns dirigentes com ele foi um dos pontos que geraram o término das atividades no clube.

O Internacional Futebol Clube, o Inter de Jacarepaguá, foi fundado no dia 1º de março de 1993. Somente na temporada de 95 ele estreou na Terceirona. No ano seguinte, através de um convite, disputou aquela que era a Segundona da época. Esteve nesta divisão, que teve nomes distintos, até o ano de 1999, sempre com participações tímidas.

O clube, na sua estreia como profissional tinha como um dos presidentes - além de Valdeir Penudo - Augusto Vieira, hoje mandatário do Barcelona. O dirigente fundou o Barça justamente no momento da extinção do Internacional de Jacarepaguá. De herança, o Inter deixou o Eustáquio Marques, que foi muito utilizado por equipes como Universal, Estácio de Sá, Marinho e o Barra da Tijuca, além de servir de palco de treinamentos e intertemporadas de diversos times do Rio.

Comentários nesse artigo

O manto histórico desta sexta-feira (20), pertence ao já extinto Barra de Teresópolis. Fundado em 8 de junho de 1937, o Leão viveu o auge no ano de 1995. Nesta temporada, alcançou o terceiro nível do futebol nacional e sagrou-se vice-campeão da Copa Rio, ao perder para o Volta Redonda na grande final. Atualmente, o Rubro-Negro do Estádio Pitucão é apenas um clube social.

Tags relacionadas: Barra de Teresópolis

Comentários nesse artigo

A camisa histórica nesta oportunidade, trazida por @craburger, é a da Portuguesa, utilizada na temporada de 1983. A camisa é especial, já que é um modelo que também já tinha sido utilizado durante a temporada de 1969, quando aconteceu a excursão à Espanha, no segundo semestre daquela temporada. Foi justamente nesta viagem que o time venceu o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, por 2 a 1.

Este modelo de camisa, com a cor verde sendo dominante no uniforme, até hoje é utilizado pelo clube insulano, que recentemente lançou versões que homanegeam este traje de jogo utilizado já em décadas passadas na história de 95 anos da equipe da Ilha do Governador.

Neste ano em específico, em 1983, a Lusa esteve próxima de conquistar o acesso à elite do futebol do Rio de Janeiro. A Lusa disputou a Segundona e terminou a competição na terceira colocação, ficando atrás de Olaria (campeão do certame) e Friburguense (outro que subiu). Tendo apenas três pontos de distância para o Frizão.

Comentários nesse artigo

A camisa histórica que ilustra a coluna Varal FutRio desta semana é a do Bangu Atlético Clube, da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A peça que integra a coleção de Cláudio Burger (@craburger) foi usada no ano de 1983, através de grandes jogadores, como: Marinho, Cadão, Baby e Moisés.

Fundado em 17 de abril de 1904, o clube é o principal representante do seu bairro. A cultura do proletariado, dos trabalhadores das antigas fábricas de tecidos permancem vivas nas memórias até os dias atuais. Porém, nem só de história se vive o Gigante da Zona Oeste.

As principais glórias do Bangu foram os dois títulos do Campeonato Carioca: 1933 e 1964. Além da Taça Rio, triunfada em 1987. Longe dos holofotes nacionais há alguns anos, o time de Guilherme da Silveira poderá reescrever uma nova trajetória na próxima temporada, quando disputa a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro.

Tags relacionadas: Bangu Atlético Clube

Comentários nesse artigo

O Autor

Claudio Burger é fundador do site FutRio e colecionador de camisas de clubes de futebol. Por aqui, fará a exposição de camisas históricas de times do Rio de Janeiro, lembrando origem e feitos conquistados por eles.

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por