Em 20/10/2016 às 10 h11

Na batida do martelo: futebol carioca teve diversos casos judiciais em 2016

Ações nos tribunais aconteceram nas três divisões do Campeonato Estadual


Autor: Renan Mafra / Foto: Gabriel Farias (FutRio)

O futebol carioca está movimentado dentro e fora de campo em 2016. Na noite da última segunda (17), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou o pedido do Fluminense, que pede a anulação do clássico contra o Flamengo válido pelo Brasileirão, em virtude do gol anulado do zagueiro Henrique, onde supostamente o árbitro Sandro Meira Ricci teve ajuda externa para tomar sua decisão final.

image

A disputa entre dois times do Rio de Janeiro nos tribunais mostra como vem sendo o ano do futebol carioca, onde nas três divisões estaduais aconteceram intervenções judiciais, inclusive modificando o rumo da Série B, com a exlusão do Americano do Triangular Final. A única competição profissional organizada pela FERJ que não teve nenhuma batalha judicial nesta temporada foi a Copa Rio, que se encerra neste sábado (22). 

America tenta evitar rebaixamento na Série A

Após o termino da Série A, o America entrou com um recurso tentando anular seu rebaixamento, já que o clube entendeu que o correto seria o rebaixamento dos dois clubes com menor pontuação na somatória da primeira fase e da Taça Rio, algo que foi rebatido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e também pelos tribunais. 

Briga nas duas extremidades da tabela na Série B

Na Série B foram duas polêmicas. Na parte de cima da tabela, Americano e Itaboraí travaram uma guerra judicial para ver quem disputaria o Triangular Final. O Alvinegro do Parque Tamandaré havia conquistado a vaga com a melhor campanha na classificação geral, mas por causa de um áudio que planejava uma suposta manipulação de resultados, gravado pelo diretor cívico e cultural do clube, Guito Wagner, a Águia do Leste Fluminense tomou medidas judiciais e conseguiu a exclusão do rival no STJD. Por ser o segundo na classificação geral, ficou com a vaga no Triangular Final.

O Angra dos Reis, por sua vez, perdeu 17 pontos por ter escalado irregularmente os jogadores Luiz Felippe e Vitor, mexendo diretamente na parte de baixo da tabela. Isso porque Duque de Caxias e Goytacaz teriam que disputar o playoff da morte, já que acabaram a competição empatados com 18 pontos. Com a punição sofrida pelo Tubarão Azul, o clube da Costa Verde acabou sendo o último rebaixado, pois ficou com apenas 12 pontos no geral, junto de Ceres e Belford Roxo na zona de rebaixamento. 

Juventus x Araruama na Série C

Pela Série C, o Araruama entrou com um recurso para que o Juventus fosse punido pela escalação irregular do meia Tetel. Em primeira instância, o Touro perdeu 13 pontos, perdendo a vaga no playoff do acesso, mas recorreu, teve retirado apenas seis pontos, o que possibilitou sua continuação na competição. Porém, o Juve teve seu adversário modificado no playoff. Ao invés de encarar o Barcelona, enfrentou o Serra Macaense, onde acabou derrotado, não conseguindo o acesso.

Tags: Carioca Série A, Carioca Série B, Carioca Série C

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por