Em 24/12/2016 às 11 h00

De gerações diferentes, Soriano e Alvarenga colhem o mesmo sucesso

Treinadores brilharam em 2016 com conquistas importantes nas Séries B e C


Autor: Gabriel Farias / Fotos: Carlos Junior e Gabriel Farias

As Séries B e C do Campeonato Carioca de 2016 consagraram perfis diferentes de treinadores. De um lado, a juventude de Rafael Soriano, do Campos, que aos 31 anos poderia muito bem ainda ser um atleta profissional. Do outro, Renato Alvarenga, de 53, no São Gonçalo EC, com larga rodagem em diversas áreas do esporte de alto rendimento, como fisiologia, preparação e treinador de futebol.

Apesar das diferenças, ambos conseguiram, de acordo com suas características, montar equipes que não deixaram dúvidas em suas conquistas. O Roxinho, de Soriano, alcançou o inédito acesso à elite do Campeonato Carioca dois anos após voltar ao futebol profissional, sempre com Soriano à frente. O vice-campeonato da Série B veio com gostinho de título para um time que não estava na prateleira dos favoritos.

No São Gonçalo, a soberania na Série C explica o porque do Azul e Branco ter se tornado o campeão com tamanha vantagem. Alvarenga foi um dos responsáveis pela montagem do elenco (praticamente do zero) e alavancou uma campanha que só teve uma derrota. Na final, mais uma prova de força: goleada por 5 a 0 sobre o tradicional Serrano, no jogo da taça.

Premiações que ratificam competência

Além das conquistas coletivas, Rafael Soriano e Renato Alvarenga foram escolhidos como os melhores treinadores das Séries B e C do Estadual, respectivamente, em votação popular realizada pelo FutRio.net. Subiram juntos ao palco na festa de premiação, demonstrando que há espaço para diversas gerações no futebol, desde que haja esforço, dedicação e conhecimento de causa.

- Eu sabia que o Soriano iria chegar onde ele chegou. Tive a oportunidade de conhecê-lo certa vez no Sampaio, e ali que eu vi um grande profissional. E com o tempo de professor, a gente começa a fazer a leitura. Nem sempre são nossos alunos, mas são pessoas que você percebe que vai chegar e galgar triunfo na vida profissional, tenho certeza disso - disse Alvarenga após ser premiado na Seleção FutRio.

image

Rafael Soriano também demonstrou conhecer a trajetória do colega de profissão e exaltou a principal característica de Alvarenga: o vasto conhecimento na área do futebol profissional.

- Os jogadores costumam me chamar de professor, mas o Renato é literalmente o professor de essência, um cara estudioso, que conhece todas as áreas do futebol, como fisiologia, preparação física... então é um cara que entende do assunto. É um prazer enorme receber esse prêmio junto com ele. Tive a oportunidade de enfrentá-lo, ele era o preparador físico do Roy na Cabofriense, e fizeram aquela campanha maravilhosa em que o clube voltou à elite - disse Soriano, que completou em seguida.

- Agora ele está se consolidando como treinador e fico muito feliz. Achoque o Renato, apesar de toda experiência, vai estar alcançando coisas maiores na função. É uma felicidade muito grande poder receber um prêmio junto de uma pessoa tão capacitada e gabaritada para isso.

Desafios ainda maiores pela frente

Se 2016 foi de vitórias, 2017 promete ser uma temporada de desafios para lá de gigantes. Campos e São Gonçalo EC agiram rapidamente e asseguraram a renovação de seus treinadores. No Roxinho, Soriano tem a missão de conduzir o clube na primeira experiência na Série A do Campeonato Carioca.

image

A chegada "precoce" do Campos ao primeiro pelotão do futebol do Rio tem muito a ver como o sucesso de Soriano, que chegou ao clube em 2014 e estruturou o trabalho que resultaria nos dois acesso seguidos na Série C de 2015 e na Segundona Estadual de 2016. A caminhada começa já em 11 de janeiro, com o início da fase preliminar da competição.

Por sua vez, Renato Alvarenga vai ter a missão de capitanear um clube que vai para sua segunda participação na Série B do Campeonato Carioca. A ordem agora é se estabelecer ou quem sabe até mesmo surpreender como o Campos, emplacando mais um acesso seguido. A Segundona, no entanto, começa apenas no mês de maio. Tempo suficiente para o professor estudar e montar uma aula de futebol para 2017.

Tags: Carioca Série B, Carioca Série C, Campos, São Gonçalo EC, Rafael Soriano, Renato Alvarenga

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por