A quinta e última rodada da Taça Guanabara começou no sábado (18) com quatro equipes que ainda não haviam conseguido obter uma vitória sequer até então. Duas delas, enfim, deixaram a seca. Nova Iguaçu e Bangu venceram Macaé e Resende, respectivamente, e puderam saborear um triufo pela primeira vez no turno inicial. Por sua vez, Macaé e Portuguesa seguem convivendo com um jejum incômodo.
No Bangu, a troca de treinador surtiu efeito logo no primeiro teste. Após quatro partidas sem vitória com Eduardo Allax no comando, Arturzinho assumiu a missão de melhorar o quadro de uma das equipes pequenas que mais gastaram. E conseguiu aliviar a pressão, pelo menos de forma momentânea, ao bater o Resende por 1 a 0, assegurando a quarta posição do Grupo C e vaga no torneio de consolação da Taça Guanabara (disputa envolvendo terceiro e quarto colocados das chaves), que ainda não tem formato definido.
Já o Nova Iguaçu não precisou fazer alteração no comando técnico para voltar a sorrir. Edson Souza levou seus comandados ao primeiro triunfo na Taça Guanabara em partida onde começou perdendo diante do Macaé, mas conseguiu a virada, sacramentando o 3 a 1. Antes disso, a Laranja Iguaçuana havia acumulado três empates e apenas um revés na Taça Guanabara. Em terceiro na Chave B, não pode mais ficar abaixo da quarta colocação, independente do que aconteça no jogo entre Boavista e Botafogo. Com isso, também vai para a disputa do troféu paralelo às finais de turno.
Leão do Norte segue zeradoO Macaé foi outro time que apostou na troca de técnico. Saiu René Simões, entrou Toninho Andrade. Os resultados, no entanto, seguem os mesmos. A derrota por 3 a 1 para o Nova Iguaçu manteve o Leão do Norte Fluminense zerado após cinco rodadas. É, de longe, o pior desempenho do Alvianil Praiano desde que chegou à Série A do Campeonato Carioca. Com a classificação geral de momento, a equipe disputaria a seletiva de 2018.

Outro clube que também teria que participar da fase preliminar do Estadual do ano que vem seria a Portuguesa, que também não sentiu o sabor de uma vitória nas cinco rodadas do primeiro turno. Ao menos conquistou dois empates e não ficou sem pontos como o Macaé. O revés para o Vasco, por 1 a 0, jogou os lusitanos para a vice-lanterna no geral. Dessa forma, estaria voltando para a seletiva, pela qual passou nesta temporada.
Intertemporada e mais seis jogos pela frenteDescontados os compromissos do torneio de consolação, que não valerão para a classificação do Estadual, as equipes voltam a campo no dia 11 ou 12 de março, datas reservadas para a rodada inaugural da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Até lá, serão cerca de 20 dias de preparação visando manter a boa fase ou buscando a melhora de rendimento.
Primeira rodada da Taça Rio (dias 11 e 12 de março)Macaé x Vasco - Moacyrzão*
Boavista x Fluminense - Elcyr Resende
Botafogo x Volta Redonda - Nilton Santos
Flamengo x Portuguesa - A definir
Nova Iguaçu x Bangu - A definir
Madureira x Resende - Aniceto Moscoso
*Estádio aguardando laudos técnicos