Em 29/08/2017 às 21 h32

Termômetro da B1: confira chances de acesso de cada time da Segundona

Nove times chegam à última rodada da Taça Corcovado sonhando com a elite do Rio


Autor: Caio Figueroa / Foto: Vitor Costa, Gabriel Farias e Carlos Grevi

Falta apenas uma rodada de fase de grupos nesta Série B1 de Campeonato Carioca. Nesta quarta (28), 18 equipes entram em campo, nove delas ainda sonhando com o acesso para elite do futebol do Rio de Janeiro. Majoritariamente, a décima primeira rodada acontece nesta quarta-feira, às 15h. Acompanhe todas as nove partidas em tempo real através do Placar FutRio.

Antes de mais nada, é preciso separar a Série B1 do Campeonato Carioca como um todo da Taça Corcovado, que nada mais é que o segundo turno da Segundona. Todo o trabalho feito dentro dos turno é  realizando pensando em chegar à semifinal geral. Têm vaga na semi da B1 os campeões dos dois turnos e os dois melhores pontuadores da competição (juntando as duas metades do campeonato).

Três times já estão garantidos nas semifinais gerais da Série B1 antes mesmo desta última rodada da Taça Corcovado começar: Goytacaz, Audax e Americano. O Alvianil de Campos pelo título da Taça Santos Dumont (primeiro turno) e os demais pela pontuação geral. Sendo assim, resta apenas uma vaga, que será preenchida pelo campeão do segundo turno.

image

Separamos a luta pelo acesso em dois blocos: quem está na briga pelo título da Taça Corcovado e quem ainda pode sonhar pelo acesso pela pontuação geral. Vamos à análise.

QUEM SONHA COM O ACESSO VIA TÍTULO DA TAÇA CORCOVADO

Este bloco, naturalmente, é o maior. A Taça Corcovado é dividida em dois grupos. No A, três clubes têm chances; no B, cinco. Dois em cada chave avançam para semifinal deste segundo turno. O único já assegurado é o Itaboraí. A Águia lidera o Grupo A com 21 pontos e não pode ser alcançado pelo terceiro colocado. 

A segunda vaga vai ficar com Audax ou America. O primeiro tem 19 pontos e vai jogar fora de casa contra o Tigres do Brasil; já o Mecão, que soma 17 pontos, precisa vencer o já rebaixado São Cristóvão e torcer pelo tropeço da Laranja Meritiense. Em caso de vitória americana pelo placar mínimo e empate do Audax, os clubes igualam vitórias e saldo de gols, fazendo com que a vaga seja decidida nos gols pró. Com 16 pontos, o Serra Macaense pode até igualar a pontuação do vice-líder, mas ainda assim ficará atrás no número de vitórias.

A situação é bem mais embolada no Grupo B. O Artsul lidera com 17 pontos, seguido por Tigres (17), Serrano (16), Goytacaz (15) e Duque de Caxias (15). Todas essas cinco equipes brigam por vaga. O Barra da Tijuca pode empatar em pontos, mas não tem mais chances porque não vai conseguir igualar o número de vitórias.

image

QUEM SONHA COM O ACESSO VIA PONTUAÇÃO GERAL

Esse item traz questões que demandam atenção. O Audax já está garantido pela classificação geral, já que seus 43 pontos não podem ser alcançados. Em segundo vem o Americano. Com 39, o Alvinegro pode ser igualado pelo Goytacaz. Inclusive, se o Alvianil vencer o Barcelona e o rival de Campos perder para o Barra da Tijuca, a vaga seria do clube da Rua do Gás por conta do maior número do saldo de gols.

Mas não são apenas esses três clubes que estão focados na vaga na semifinal da Série B1 via G-2 geral. Isso porque se algum campeão de turno estiver entre os dois melhores pontuadores, uma nova vaga é aberta. O Goytacaz, vivo na luta geral, já conquistou a Taça Santos Dumont e o Audax, já garantido na liderança total, ainda pode ser campeão da Taça Corcovado.

Diante deste cenário, America (34 pontos), Itaboraí (33) e Duque de Caxias (33) têm chances. Vale ressaltar que quem ficar entre os dois melhores pontuadores tem vantagem do empate no jogo único da semifinal e ainda fica com o mando de campo da partida.

image

CHANCES DE ACESSO DE CADA CLUBE

America: Taça Corcovado e pontuação geral.

Americano: garantido na semifinal geral via classificação geral.

Artsul: Taça Corcovado.

Audax Rio: garantido na semifinal geral via classificação geral.

Barra da Tijuca: nenhuma.

Barra Mansa: nenhuma (rebaixado).

Carapebus: nenhuma.

Duque de Caxias: Taça Corcovado e pontuação geral.

Friburguense: nenhuma.

Gonçalense: nenhuma.

Goytacaz: garantido na semifinal geral via Taça Santos Dumont (foi campeão).

Itaboraí: Taça Corcovado e pontuação geral.

Olaria: nenhuma.

Queimados: nenhuma (rebaixado).

Sampaio Corrêa: nenhuma.

São Critóvão: nenhuma (rebaixado).

São Gonçalo: nenhuma.

Serra Macaense: nenhuma.

Serrano: Taça Corcovado.

Tigres do Brasil: Taça Corcovado.

image

A ÚLTIMA RODADA DA TAÇA CORCOVADO

• Terça-feira (29), às 15h

Gonçalense 2x1 Barra Mansa - Alzirão 

• Quarta-feira (30), às 15h

Tigres do Brasil x Audax - Los Larios
Itaboraí x Duque de Caxias - Alzirão
Sampaio Corrêa x Artsul - Lourival Gomes de Almeia
America x São Cristóvão - Giulite Coutinho
Serrano x Olaria - Atílio Marotti
Goytacaz x Barcelona - Aryzão
Queimados x São Gonçalo EC - Marrentão
Friburguense x Carapebus - Eduardo Guinle

Tags: Campeonato Carioca Série B1

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por