Em 09/09/2017 às 23 h16

Cenas de violência marcam a polêmica decisão da Taça Corcovado em Bacaxá

Bombas foram atiradas em campo e ônibus foi apedrejado


Autor: Gabriel Andrezo / Fotos: Gabriel Andrezo (FutRio)

Se o jogo deste sábado (9) entre Itaboraí e America, que decidiu a Taça Corcovado e culminou com a vitória rubra, já teve doses exageradas e emoção, polêmica e controvérsia, o que se viu dentro e fora das arquibancadas do Estádio Elcyr Resende de Mendonça excedeu tudo isso. Sobretudo após a marcação dos pênaltis contra o time do Leste Fluminense e a derrota na decisão das penalidades, o clima virou de caos no lado azul das arquibancadas, com o comportamento de jogadores e alguns torcedores sendo o grande destaque negativo da tarde.

Antes mesmo da bola rolar, por volta das 14h, funcionários do America informaram aos jornalistas que um ônibus com cerca de 20 torcedores americanos foi apedrejado na chegada ao estádio por membros de uma torcida organizada do Itaboraí. A Polícia Militar admitiu que houve uma confusão nas cercanias do Elcyr Rezende, mas disse desconhecer a informação de que teria havido qualquer dano ao veículo. Dentro do estádio, as torcidas ficaram em arquibancadas separadas e até um aperto de mão entre americanos e itaboraienses, antes do jogo, parecia selar a paz. Em vão.

Após o segundo gol de empate do America, aos 47 minutos da etapa final, a confusão se instaurou. Os reservas do Itaboraí atravessaram o gramado às pressas e foram tirar satisfações com o árbitro João Batista de Arruda. A Polícia Militar agiu rápido e protegeu a equipe de arbitragem. Mas foi do lado de fora que a situação ficou mais tensa. Enquanto os americanos comemoravam a volta ao jogo, alguns torcedores do Itaboraí se exaltaram.

image

Objetos foram atirados na direção do gramado e das cabines de imprensa. As hostilidades se voltaram até contra a imprensa, como à equipe da rádio oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ). Até a equipe da Rádio FutRio chegou a ser alvo da fúria de alguns torcedores exaltados, que reclamavam de "roubo" e faziam gestos obscenos, além de vandalizarem equipamentos, como cabos, fios e microfones.

Quando o jogo terminou, com a dramática vitória americana, a situação piorou. Jogadores e comissão técnica do Itaboraí correram novamente na direção do árbitro e até o delegado do jogo, Vinícius Trindade, foi alvo de reclamações. Aliás, ele escapou por pouco de ser atingido por uma bomba atirada por torcedores da Águia. Policiais dispersaram os torcedores, mas outras explosões ainda foram ouvidas nos minutos que sucederam ao fim da partida.

O comportamento dos jogadores também não foi dos melhores. O atacante Bruno Santos teve que ser contido por companheiros ao deixar o gramado e chegou a dar um pontapé em uma mesa que estava na beira do campo, onde minutos antes ficava a taça de campeão. O tripé de uma equipe de TV também foi arremessado para dentro do gramado. Só depois de muitos minutos é que a calma voltou a tomar seu lugar em Bacaxá.

– Isso tudo será relatado, o que foi jogado dentro de campo. Houve reclamações junto à arbitragem, mas não sei o que foi dito, eu não estava perto. Tivemos um efetivo de 20 policiais, a torcida do Itaboraí entrou num portão separado, não houve confronto nenhum. A gente fez todo o possível para que isso não acontecesse, mas tem que ter educação. Quem vem, não tem que fazer essas cenas. Quem perde, vai reclamar sempre, não tem jeito – disse Vinícius.

image

Após o jogo, era possível observar muitos objetos dentro das cabines de imprensa, como copos e tubos de fogos de artifício. Nas arquibancadas, alguns degraus estavam destruídos por causa das detonações de bombas. É bom lembrar que o jogo só aconteceu em Saquarema por causa de uma solicitação da Federação aos clubes para que a final fosse em campo neutro, temendo problemas em eventuais partidas no Giulite Coutinho ou no Alzirão. A súmula do jogo deve ser divulgada pela FFERJ nesta segunda-feira.

Tags: Itaboraí, America

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por