Em 04/10/2017 às 16 h04

Arbitral define tabela do Carioca 2018; Seletiva começa às vésperas do Natal

Regulamento será o mesmo de 2017; bola começa a rolar no dia 20 de dezembro


Autor: Redação FutRio / Foto: Úrsula Ney (Agência FERJ)

O Campeonato Carioca de 2018 vai começar ainda em 2017. Em reunião do Conselho Arbitral nesta quarta-feira (4), a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou o início da fase preliminar, a famosa Seletiva, para o dia 20 de dezembro. Seis times lutarão por duas vagas na fase principal do torneio, que começa no dia 17 de janeiro.

Goytacaz e America, respectivamente campeão e vice da Série B1, se juntam a Bonsucesso e Cabofriense, remanescentes de 2017, além de Macaé e Resende, últimos colocados da fase principal na última edição. Os dois melhores avançam, enquanto os outros quatro vão jogar o Grupo X, que define os dois rebaixados à Segunda Divisão do próprio ano de 2018, a partir de maio.

As datas reservadas para a Seletiva são 20/12, 27/12, 06/01, 10/01 e 13/01. Os classificados já começam a jogar a fase principal a partir do dia 17/01, quando entram os outros 10 participantes já garantidos pela posição no ano anterior, entre eles os quatro grandes.

Ao contrário de 2017, quando o Estadual começou com um clássico, o primeiro jogo entre grandes está marcado somente para a segunda rodada, dia 21 de janeiro, entre Fluminense x Botafogo. A Taça Guanabara também reserva um Flamengo x Vasco para 28/01.

Para a fase principal, uma mudança importante: a vantagem do empate na semifinal geral agora é dos campeões de turno (Taça GB e Taça Rio). Se um mesmo time vencer os dois turnos, ele se garante na final e os quatro melhores fazem um quadrangular para a definição do adversário.

FASE PRELIMINAR (GRUPO A - SELETIVA)

America
Bonsucesso
Cabofriense
Goytacaz
Macaé
Resende

Regulamento: os dois primeiros se classificam para a fase principal. Os outros quatro jogam o Grupo X e, neste grupo, os dois últimos são rebaixados e jogam a Série B1 ainda em 2018.

Período: 20 de dezembro a 13 de janeiro

1ª rodada - 20/12
America x Bonsucesso
Cabofriense x Resende
Macaé x Goytacaz

SEGUNDA FASE

GRUPO B
Bangu
Flamengo
Nova Iguaçu
Vasco
Volta Redonda
1º da Seletiva

GRUPO C
Boavista
Botafogo
Fluminense
Madureira
Portuguesa
2º da Seletiva

Regulamento: equipes se enfrentam em dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio). Os campeões de turno e os dois melhores da classificação geral avançam às semifinais do campeonato, em jogo único, com vantagem do empate para o campeão de turno. Finais em ida e volta.

Mudança aprovada por unanimidade entre os clubes: caso um mesmo time vença os dois turnos, ele se classifica automaticamente para a final - que passa a ser em jogo único - e os quatro times de melhor campanha disputam um quadrangular para a definição do outro finalista.

Período: 17 de janeiro a 8 de abril

1ª rodada - 17/01 (quarta-feira)
Vasco x Bangu
Volta Redonda x Flamengo
Nova Iguaçu x 1º da Seletiva
Botafogo x Portuguesa
Boavista x Fluminense
Madureira x 2º da Seletiva

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por