Em 06/12/2017 às 13 h09

Baixo desempenho como mandante explica parte do fracasso alvinegro

Botafogo, que chegou a ser o terceiro melhor no quesito, fechou como 10º


Autor: Redação FutRio / Foto: Vitor Silva (SSPress/BFR)

Muitos foram os motivos que fizeram o Botafogo terminar o Campeonato Brasileiro sem a tão sonhada vaga na Libertadores. Desgaste físico, poucas peças de reposição no elenco e até falta de sorte. Numa temporada onde rompeu o limite projetado, o Alvinegro se viu sem gás na reta final da Série A e frustrou o torcedor mais uma vez. Em um quesito, no entanto, o Glorioso ficou devendo além da conta: o desempenho como mandante.

Dos 19 jogos no Estádio Nilton Santos durante o Brasileirão, o Botafogo venceu nove (menos da metade), empatou por três vezes e saiu derrotado em sete oportunidades. Números que renderam apenas a 10ª melhor campanha entre os mandantes, justamente a posição geral do clube ao término da competição.

E o caldeirão esfriou justamente na reta final do Brasileiro. A última vitória em casa foi contra o campeão Corinthians (SP), na 30ª rodada. Dali em diante, foram três derrotas para Fluminense, Atlético (PR) e Atlético (GO) - equipes que ficaram na segunda página da tabela - e o fatídico empate contra o Cruzeiro (MG). O Bota, que chegou a ser o terceiro melhor mandante da Série A, desabou em seus domínios. Junto com a queda, foi embora a vaga na Libertadores.

- Não tem como usar desculpa luz do Atlético (MG) ou gol da Chapecoense (SC), não fizemos nossa parte. Não perdemos a classificação hoje, foram bastantes jogos em casa. Hoje o time lutou até o fim, mas não conseguiu. Não podemos botar a desculpa em cima dos outros, que tiveram competência. Sabemos que é ruim para o clube financeiramente, vamos sentar e ver o planejamento. Muitas perdas de jogadores, mas precisamos ter um time competitivo. Teremos torneios muito difíceis. Que a gente consiga um grande ano - disse Jair Ventura após o frustrante encerramento de Brasileirão.

Buscando se remontar, o Botafogo foca em 2018, quando disputará Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. E fica a lição de que novos erros dentro de casa custarão os mesmos insucessos.

Tags: Botafogo, Brasileiro Série A

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por