Em 06/12/2017 às 16 h24

FFERJ decide abolir a lista de inscritos para o Campeonato Carioca 2018

Agora, basta aos jogadores estarem regularizados no BIRA para que possam jogar


Autor: Redação FutRio / Foto: Úrsula Nery (FFERJ)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) anunciou nesta quarta-feira (6) que está abolida a obrigatoriedade de uma lista de inscritos para o Campeonato Carioca de 2018. Assim, basta que um jogador esteja regularizado no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) para que esteja em condições de jogar. A medida se estende a todas as outras divisões do Estadual.

A decisão de fazer os clubes enviarem sempre uma lista de inscritos tinha sido instituída em 2015 pela FFERJ para obrigar os times a não jogarem, por exemplo, com um time só de reservas, mesmo com outros campeonatos em paralelo. Na altura, Flamengo e Fluminense estavam no auge de sua rixa com a Federação, que daria origem, mais tarde à Liga Sul-Minas-Rio. A partir de agora, não há mais a necessidade de nada além da regularização dos jogadores junto ao BIRA.

Neste ano, Flamengo e Vasco irão jogar a Copa Libertadores da América, já a partir do começo do ano, com datas que coincidem com o Campeonato Carioca. Os vascaínos, neste momento, começariam na competição antes mesmo dos rivais, uma vez que estão classificados apenas à fase preliminar do torneio. O time só entra na fase de grupos se o Rubro-Negro for campeão da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo da decisão acontece nesta quarta.

A obrigatoriedade da lista de inscritos causou polêmica e até confusão nos três anos de existência da regra. No primeiro deles, o Barra Mansa foi rebaixado para a segunda divisão porque perdeu pontos exatamente por ter jogadores que estavam regularizados no BIRA, mas não na lista oficial. Agora, rubro-negros e vascaínos não dependerão de listagens para escalar sua equipe nos jogos do Carioca: a definição fica nas mãos, respectivamente, dos técnicos Reinaldo Rueda e Zé Ricardo.

Tags: Campeonato Carioca

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por