Em 07/12/2017 às 19 h10

Bangu adere a tecnologia usada nos grandes para avaliar rendimento físico

Catapult é uma ferramenta de GPS que monita atividade dos atletas alvirrubro


Autor: Redação FutRio / Fotos: Emerson Pereira (BAC)

O Bangu vai aprimorando a parte física do elenco com a ajuda da tecnologia. O clube passou a utilizar uma ferramenta que faz parte da preparação das equipes de maior investimento do Rio de Janeiro. Os atletas do clube agora estão sendo monitorados com o Catapult, que é uma ferramenta de GPS que analisa a movimentação dos jogadores nos treinamentos nesta pré-temporada. Fisiologista do Alvirrubro, Paulo Figueiredo acredita que o aparelho é fundamental no futebol moderno.

– Ele é um acelerômetro, magnetômetro e osciloscópio. Ou seja, mede a quantidade de metros que o atleta percorre e a aceleração que é imprimida, além de saber quando o atleta corre para frente ou para trás, quando acelera e desacelera. Nós temos a ideia perfeita de toda movimentação dentro do campo. É algo extremamente útil porque programamos nossos treinamentos de acordo com a necessidade de cada um. É um instrumento imprescindível hoje para fazer uma boa avaliação do rendimento físico da equipe durante a atividade de treino e jogo – disse o profissional, detalhando onde e como o trabalho dele funciona com o dispositivo:

– A minha análise é feita a partir de uma série de algoritmos em que podemos entender o que o atleta faz. Na próxima semana, vou fazer uma apresentação a eles sobre o que o Catapult ajuda no trabalho diário. Irei apresentar as fachas de velocidade e o que pretendemos fazer com a mapeação disso tudo. O atleta irá saber quanto ele corre, quanto correu e qual a pegada atual da equipe. O objetivo é conhecer o atleta e imprimir uma grande pegada para encarar qualquer time de igual para igual.

image

Paulo tem a companhia dos preparadores físicos Fabrício Abreu e Gustavo Teixeira na organização das atividades. Com a nova ferramenta, a equipe alvirrubra segue com os treinamentos e em janeiro o time de Moça Bonita viaja até Pinheiral, onde fará a parte final da pré-temporada. A equipe comandada por Alfredo Sampaio estreia no Carioca no dia 17 ou 18 de janeiro contra o Vasco.

Tags: Bangu

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por