Em 16/01/2018 às 15 h48

Há 80 anos, Vasco estreava sua camisa branca para jogos noturnos

Clube conquistou grandes títulos com seu uniforme número dois


Autor: Redação FutRio / Foto: Jornal dos Sports

Apesar de muitos torcedores acharem que a camisa branca do Vasco é a de número um, o estatuto do clube prevê o contrário. A camisa preta, a primeira a ser utilizada pela equipe de futebol, é na verdade o uniforme padrão. A segunda camisa surgiu apenas em 1938. Há exatos 80 anos, o clube de São Januário estreava seu uniforme branco, um "negativo" do primeiro, com a ideia de atuar assim em jogos noturnos, uma novidade a partir de então.

Em 16 de janeiro de 1938, pela última rodada do Campeonato Carioca do ano anterior, o Vasco entrou em campo contra o Bonsucesso vestindo branco pela primeira vez, com a faixa diagonal negra. A partida aconteceu em São Januário e os vascaínos ganharam por 4 a 1. A camisa branca se popularizou e acabou sendo adotada com mais frequência do que a preta, acompanhando o clube em algumas conquistas memoráveis.

O primeiro título carioca vestindo branco foi em 1945. Depois, à exceção do título de 1947, todos os Estaduais que o Vasco conquistou foram com a camisa branca, além de dois Brasileirões (1997 e 2000), uma Libertadores (1998) e uma Copa Mercosul (2000). O uniforme acabou ficando marcado como o padrão da equipe por ser utilizado mais vezes. Há quem acredite até em questões de superstição, embora isso nunca tenha sido comprovado.

Algumas correntes creditam o uso da camisa branca como uma inspiração junto ao River Plate (ARG), que sempre atuou de branco e com uma faixa diagonal vermelha. Curiosamente, em 1948, os clubes se enfrentaram na final do Torneio de Clubes Campeões Sul-Americanos, no Chile. De preto, o Vasco segurou o 0 a 0 e conquistou um dos títulos mais importantes de sua história.

Tags: Vasco

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por