Em 07/05/2018 às 15 h29

Copa Rio segue em mata-mata, mas ganha mais nove participantes

Edição de 2018 terá duas fases a mais; sorteio é nesta terça-feira (8)


Autor: Redação FutRio / Foto: Úrsula Nery (Agência FERJ)

A Copa Rio de 2018 começa a ganhar forma. Nesta segunda-feira (7), a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou o regulamento da competição que, apesar de ser disputada pelo segundo ano consecutivo em mata-mata, tem novidades. A maior delas fica na quantidade de times: se antes 16 disputavam, neste ano o torneio terá 25. O sorteio dos jogos será nesta terça (8), assim como a definição das datas.

Serão seis participantes da Série A, oito da Série B1, oito da B2 e três da Série C, respeitando a ordem de classificação no respectivo Estadual do ano passado. Não podem jogar clubes que já tenham vaga em divisões nacionais de 2018 - exceto a Série D de 2019, cuja disputa é facultativa para os já confirmados Boavista e Portuguesa.

Na primeira fase, uma espécie de "pré-Copa Rio", com o segundo e o terceiro da Série C do ano passado (Campos e 7 de Abril). Depois, ingressam sete times da B1 e mais sete da B2. Os vencedores vão para as oitavas-de-final, onde encontram os seis times da Série A, Goytacaz e Angra (campeões em 2017). 

Todos os jogos serão em mata-mata, ida e volta, sem a regra do gol marcado fora de casa (ou seja, pênaltis em caso de empate no placar agregado). O campeão escolhe se quer disputar a Série D do Brasileirão ou a Copa do Brasil no próximo ano, e o vice fica com a competição que "sobrar".

Clubes classificados para a Copa Rio 2018:

Série A 2017

Nova Iguaçu
Madureira
Volta Redonda*
Boavista*
Portuguesa*
Bangu

*Participação opcional por já estarem garantidos em divisões nacionais em 2019. Ordem de espera para possíveis desistências: Resende, Macaé, Cabofriense, Bonsucesso, Carapebus e Tigres.

Série B1 2017

Goytacaz
America
Audax
Americano
Duque de Caxias
Itaboraí
Friburguense
São Gonçalo

Série B2 2017

Angra
Santa Cruz
Mesquita
Rio São Paulo
Maricá
Nova Cidade
Bela Vista
Araruama

Série C 2017

Pérolas Negras
Campos
7 de Abril

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por