Em 22/09/2018 às 20 h44

Luta pela afirmação: America conquista novo acesso e briga contra fase "ioiô"

Clube alterna participações entre primeira e segunda divisão desde 2015


Autor: Redação FutRio / Foto: Juliana Oliveira (AFC)

image

O martílio durou pouco. Depois de conquistar o acesso sem 2017, não passar pela Seletiva da Série A e ser rebaixado, pela quarta vez em dez anos, para o segundo nível do campeonato carioca, ainda em março, o America precisou remar, novamente contra a corrente e a desconfiança da torcida para retornar à elite. Eliminado pelo Tigres do Brasil na semifinal da Taça Santos Dumont, a equipe realizou mais uma campanha sólida na Taça Corcovado e garantiu a vaga para a semifinal da Série B1 pela classificação geral. Ao vencer por 5 a 1, no placar agregado, o Sampaio Corrêa, o acesso foi garantido.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, a festa da torcida não foi a mesma de outros tempos. A recente fase "iô-iô" da equipe deu ao Estádio Giulite Coutinho um baixo público ao longo da temporada e, principalmente, no jogo do acesso. Diferente das subidas triunfais, como em 2009 e em 2015. Relembre as últimas quatro temporadas da equipe rubra, que não fizeram jus ao clube que é sete vezes campeão do estado:

2015 - Diferente do regulamento atual, a fase final da Segundona era disputada em um triangular. Na ocasião, se juntaram ao America (melhor colocado na classificação geral), Portuguesa (campeã da Taça Santos Dumont) e Americano (Campeão da Taça Corcovado). Com uma boa campanha no triangular final, o Mecão garantiu o acesso com o título da competição e subiu com a Lusa.

2016 - Com a expectativa de fazer um bom retorno à primeira divisão após cinco anos, o America iniciou a Primeira Fase do Campeonato Carioca, que então possuia um regulamento diferente do atual, de forma positiva e não conseguiu a classificação para a Taça Guanabara na última partida, quando foi derrotado para o Fluminense. Após isso, a equipe realizou uma Taça Rio desastrosa e foi rebaixada novamente, ficando em último na classificação geral.

2017 - Na primeira Segundona de regulamento parecido com o atual, o America foi campeão da Taça Corcovado e garantiu vaga para a semifinal geral. Na fase decisiva, bateu o Audax Rio e carimbou mais um acesso. Na grande final, foi vice-campeão, perdendo para o Goytacaz.

2018 - Diante de uma Seletiva com Goytacaz; Bonsucesso; Resende; Cabofriense e Macaé, o America conquistou apenas uma vitória, não conseguiu a vaga para a fase principal e teve que disputar o Grupo X. Após fazer bons jogos de ida, a equipe desandou nos três últimos jogos e o novo rebaixamento foi confirmado.

Diante de um novo acesso, o America enfrenta novamente o dilema da luta pela afirmação na Série A do Campeonato Carioca. Porém, antes, o Mecão tem a decisão da Série B1 pela frente, no sábado (29), quando enfrenta o Americano, ainda sem local definido.

Tags: America, Campeonato Carioca Série B1

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por