Em 07/09/2019 às 20h00

Equilíbrio pode fazer rebaixamento da B2 ser definido no Grupo X

Caso times terminem iguais em número de pontos, Grupo da Morte será criado


Autor: Redação FutRio / Foto: Vitor Melo (FutRio) e Caio Almeida (FutRio)

A Série B2 termina a fase de grupos neste domingo (8), mas o rebaixamento pode não ser definido neste final de semana. O equilíbrio na classificação geral da competição pode fazer com que a queda à Série C do Estadual seja definida no Grupo X. Para isso acontecer, duas ou mais equipes precisam terminar empatadas em número de pontos. Segundo o regulamento da competição, não existe critério de desempate neste cenário e por isso uma nova disputa se iniciará.

image

Neste momento, ainda correm risco de rebaixamento os seguintes clubes: Santa Cruz, Mesquita, Barcelona e 7 de Abril. Eles estão separados por três pontos, aqui ordenados do último até o melhor colocado na classificação geral da competição. O Juventus já está confirmado na Quartona do próximo ano.

O regulamento da FERJ, nas três principais divisões do Estadual, aponta que, sem critério de desempate, Duas ou mais equipes farão um novo Grupo para disputar, em jogos de ida e volta, quem permanece na Terceirona para a próxima temporada.

Em termos matemáticos, dois dos quatro clubes podem ficar empatados em cenários diversos. Sejam equipes que terminem com 11, 12 ou até 13 pontos. No primeiro cenário o Santa Cruz, em caso de empate no seu jogo, pode terminar igualado com Mesquita, caso este perca sua partida.

Nas duas outras projeções é o seguinte: com 12 pontos, Barcelona, caso perca, e Mesquita, com um empate, terminariam iguais. Mas para a criação do Grupo X, o Santa Cruz teria que vencer. Já na casa dos 13 pontos, 7 de Abril precisa perder para o Mesquita, o Barcelona somar pontos e o Santa Cruz vencer a partida dele.

Os cenários são complicados, mas não impossíveis de acontecer. Nesta última rodada da Série B2 existe um confronto direto entre estas equipes, a partida entre Mesquita e 7 de Abril. O Santa Cruz, equipe dentro do Z-2, pega o Casimiro de Abreu, enquanto o Barcelona recebe o Itaboraí Profute. 

Grupos extra para decidir aconteceram apenas na Série A

O Grupo X não é uma grande novidade no Rio de Janeiro. Porém, até o momento, na Segundona e nem na Terceirona ainda não aconteceu. A situação inusitada ocorreu somente na elite do futebol do Rio de Janeiro e em duas oportunidades, nas temporadas de 2010 e 2015. 

No primeiro ano, há nove temporadas, Duque de Caxias, Friburguense e Resende disputaram fizeram o Grupo da Morte para definir quem, à época, cairia junto com o Tigres. O Frizão foi o rebaixado, daquela vez, pelo saldo de gols. 

No ano de 2015, Boavista e Nova Iguaçu fizeram os confrontos de ida e volta, em campo neutro. O Verdão de Saquarema foi superior ao adversário e rebaixou o Nova Iguaçu à Segundona do Campeonato Carioca no ano seguinte.

image

O Placar FutRio acompanha em tempo real estes e todos os jogos decisivos da rodada final do segundo turno da Série B2 do Campeonato Carioca. Confira os jogos dos clubes na última rodada e também os cenários para a existência do Grupo X.

CENÁRIOS PARA A EXISTÊNCIA DO GRUPO X:

Com Mesquita e Santa Cruz:
- Santa Cruz empata
- Mesquita perde
- Barcelona livre com qualquer resultado
- 7 de Abril vence

Com Mesquita e Barcelona:
- Santa Cruz vence e se livra
- Mesquita empata
- Barcelona perde
- 7 de Abril empata e se livra

Com Santa Cruz e 7 de Abril
- Santa Cruz vence
- Mesquita vence e se livra
- Barcelona vence e se livra
- 7 de Abril perde

PARTIDAS QUE DECIDEM O REBAIXADO

Santa Cruz x Casimiro de Abreu
Mesquita x 7 de Abril
Barcelona x Itaboraí Profute

CLASSIFICAÇÃO NO MOMENTO

12º) 7 de Abril, 13;
13º) Barcelona, 12;
14º) Mesquita, 11;
15º) Santa Cruz, 10;
16º) Juventus, 5. [Rebaixado]

Tags: Série B2; Grupo X;

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por