Em 30/09/2019 às 13h13

Navalha: 11 dos 16 clubes da Série B2 trocaram de técnico durante competição

Até mesmo o Rio São Paulo, campeão, participou da danças das cadeiras


Autor: Redação FutRio / Fotos: Raphael Santos (La Marca), Caio Almeida e Vitor Melo

A já conhecida dança das cadeiras que agita o mercado de treinadores no futebol nacional se fez presente na Série B2 do Campeonato Carioca de 2019. A competição, que terminou no último domingo (29), com título do Rio São Paulo, contou com 11 dos 16 clubes realizando trocas no comando técnico.

Nem o campeão escapou. O Alvinegro foi um dos primeiros a realizar troca: saiu Reinaldo Bartolo e entrou Palinha. A decisão da diretoria, no fim das contas, se mostrou acertada, já que a equipe elevou o nível de atuação e terminou apresentando o melhor futebol da Terceirona, garantindo os títulos de turno e geral, mais o inédito acesso.

image

Outra mudança que gerou reflexos altamente positivos foi no Profute. Marquinhos Cabuçu saiu para a chegada de Paulo Roberto Miúdo - antes, Emerson Paim foi interino. O resultado foi uma total mudança de cenário: de candidato ao rebaixamento, o time da Baixada Fluminense se transformou em semifinalista do segundo turno.

O recordista em troca de técnicos foi o Mesquita, único time da Série B2 que teve três comandantes efetivos. Índio iniciou a disputa, mas não emplacou bons resultados. Leandro Nascimentou chegou e apresentou bom início, mas deixou a função devido a uma sequência de tropeços. Por fim, coube a Gilberto Coroa completar a jornada e evitar a fuga do rebaixamento.

Rebaixados seguem roteiro

Lanterna isolado da competição, o Juventus demonstrava desde o início da Série B2 que não teria forças para evitar a queda. Naturalmente participou da dança das cadeiras. Léo Goiano iniciou no comando técnico, Marco Antônio (gerente de futebol) foi interino e, por fim, a batata assando sobrou nas mãos de Marcos Rosa, que viu o imininente descenso se confirmar.

O Santa Cruz, último degolado, deixou para fazer a troca aos 45 do segundo tempo. Milson Ferreira, que comandava o time principal desde 2017, foi desligado da função na véspera da última rodada. Márcio Goulart, do sub-20, recebeu a missão de salvar o Santinha, mas foi derrotado pelo Casimiro de Abreu, sem conseguir evitar o desfecho indesejado.

Os "sobreviventes"

Cinco clubes da Terceirona Estadual não trocaram de treinador. O mais bem-sucedido foi o Maricá, matendo do início ao fim Marcus Alexandre Cravo. Como prêmio, faturou o sonhado acesso, além de ter sido vice nas duas decisões de turno e também na final geral.

Maurinho (Barra Mansa) e Luiz Paulo (Pérolas Negras) também realizaram o ciclo completo, sendo eliminados nas semifinais gerais. Ronaldo Paixão (Carapebus) e Thiago Jardim (Araruama) escaparam da navalha na Série B2, mas realizaram campanhas de meio de tabela, sem maiores chances de classificação e com mínimo risco de rebaixamento.

As trocas de treinadores na Série B2 de 2019:

7 de Abril: Leandro Silva e Carlos Alberto Santos
Barcelona: Paulo Maia, Jonathan Ferreira (interino) e Mauro Veras
Bela Vista: Cláudio Pinduca, Rafael Nonato (interino) e Pedro Caçapa
Casimiro de Abreu: Osmar Coaracy e Rafael Lima
Itaboraí Profute: Marquinhos Cabuçu, Emerson Paim (interino) e Paulo Robero Miúdo
Juventus: Léo Goiano, Marco Antônio (interino) e Marcos Rosa
Mageense: Fernando Santos e Júlio Marinho
Mesquita: Índio, Leandro Nascimento e Gilberto Coroa
Queimados: Alexandre Narcizo, Galô Fernandes (interino) e Luciano Silva
Rio São Paulo: Reinaldo Bartolo e Palinha
Santa Cruz: Milson Ferreira e Márcio Goulart

Treinadores que completaram o trabalho:

Araruama: Thiago Jardim
Barra Mansa: Maurinho
Carapebus: Ronaldo Paixão
Maricá: Marcus Alexandre Cravo
Pérolas Negras: Luiz Paulo

Tags: Carioca Série B2

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por