Em 04/10/2019 às 13h29

Assim como a Série A, Segundona será decidida pelos dois campeões de turno

America e Frizão começam a decisão neste sábado (5), em Nova Friburgo


Autor: Léo Pinheiro / Foto: Márcio Menezes (America Rio), Alexandre Vidal (CRF) e Raphael Santos (La Marca)

A exemplo do que aconteceu na Primeira Divisão, a Série B1 do Campeonato Carioca terá seus dois campeões de turno decidindo o título geral do certame. America e Friburguense começam os confrontos finais neste sábado (5), em Noa Va Friburgo, e completam o calendário na próxima quarta-feira (9), no Rio. Na Série A, Vasco e Flamengo, vencedores do primeiro e segundo turno, respectivamente, também decidiram o certame.

image

Na Segundona esta é a segunda vez que isso acontece. Na temporada de 2017, Goytacaz e America, vencedores das Taças Santos Dumont e Corcovado, respetivamente, também fizeram as partidas decisivas, naquela oportunidade terminando com o título do Goyta.

A situação é um ponto de debate a respeito do regulamento do Estadual, já que por anos os times que venciam os turnos se garantiam direto na fase final da competição. Nas últimos três temporada, quando o Carioca voltou a ser dividido em duas fases principais, a situação foi se alterando para dar mais vantagem ao clube que vence um dos dois títulos das três principais divisões do Rio de Janeiro.

Nesta temporada, os vencedores de turno tinham a vantagem do empate nas semifinais gerais, nas três divisões. Anteriormente, eram os clubes que somavam mais pontos na classificação geral que tinha lugar ou vantagens na semifinal geral, o que gerava críticas e reclamações, das equipes e dos torcedores, já que esvaziava a conquista de um caneco. Principalmente nas divisões intermediárias, já que a semifinal era o principal jogo, o que valia o acesso.

Série B2 destoa do panorama das outras divisões

Neste ano somente a Série B2 teve uma final diferente. Apenas o Rio São Paulo, campeão do segundo turno, conseguiu chegar à decisão. Vencedor da primeira parte do certame, a equipe foi batida pelo Maricá e ficou pelo caminho. Vale ressaltar que o Maricá chegou nas duas finais de turno, mas perdeu ambas - assim como o jogo derradeiro para o Rio São Paulo, por 1 a 0.

image

Com parte da "justiça" acontecendo em campo, Friburguense e America começam a decidir neste sábado (4) a Série B1 do Estadual. O primeiro confronto será no Eduardo Guinle, às 15h. A Rádio FutRio transmite ao vivo a partida. Confira a lista dos últimos anos das decisões do Campeonato Carioca.

- SÉRIE A

2017
Taça Guanabara: Fluminense
Taça Rio: Vasco
Final: Fluminense e Flamengo*

2018
Taça Guanabara: Flamengo
Taça Rio: Fluminense
Final: Vasco e Botafogo*

2019
Taça Guanabara: Vasco
Taça Rio: Flamengo
Final: Vasco e Flamengo*

- SÉRIE B1

2017
Taça Santos Dumont: Goytacaz
Taça Corcovado: America
Final: Goytacaz* e America

2018
Taça Santos Dumont: Americano
Taça Corcovado: Audax Rio
Final: Americano e America*

2019
Taça Santos Dumont: America
Taça Corcovado: Friburguense
Final: America e Friburguense

image

- SÉRIE B2

2017
Primeiro turno: Mesquita
Segundo turno: Angra dos Reis
Final: Angra dos Reis* e Santa Cruz

2018
Primeiro turno: Campos
Segundo turno: Pérolas Negras
Final: Campos e Nova Cidade*

2019
Primeiro turno: Pérolas negras
Segundo turno: Rio São Paulo
Final: Maricá e Rio São Paulo*

*campeões da competição

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por