Em 15/10/2019 às 10h04

Cadão consolida estilo ofensivo em conquista de título do Friburguense

Técnico opta por atletas com características de ataque, sem enfraquecer defesa


Autor: Léo Pinheiro / Foto: Igor Cruz

A discussão atual no futebol brasileiro é sobre propostas de jogo. Times reativos, que há alguns anos eram tidos como os melhores, hoje são questionados. no Friburguense o técnico Cadão, a partir do segundo turno, aderiu a um estilo mais ofensivo, com atletas com características de ataque. A escolha foi certeira e o título da Segundona do Campeonato Carioca consolidou a forma do Frizão atuar.

image

A equipe não tinha um volante de características puramente defensiva e além disso atuava com dois meias de criação e três atacantes. Os resultados passaram a acontecer e dois canecos foram erguidos: a Taça Corcovado e a Segundona do Campeonato Carioca de 2019.

Em boa parte dessa faixa da competição, o setor central foi composto por Vitinho, Jeffinho e Jorge Luiz, com Maycon, Dedé e Toshiya no ataque. Por lesões e suspensões outros jogadores ganharam chances e corresponderam, casos de Diego Ibraim, Ricardo, Dieguinho. O técnico Cadão afirma que a escolha só pode ser feita pelo domínio que tem sobre o plantão do Tricolor da Serra.

- Essa construção passa por alguns jogadores que a gente já conhece, logicamente, e já vinham trabalhando com a gente no ano passado. A gente tem, no meio do campo, o Jeffinho, que não pode participar na final. Juntamente com o Jorge (Luiz) e o Vitinho, que também acabou se contundindo e não pode jogar a final. A gente sabia que usar esses atletas da melhor maneira possível para que a gente se tornasse ofensivo e buscasse o gol - disse o treinador, completando.

- Isso também não quer dizer que a gente não marque. A gente dá a responsabilidade para esses atletas. A gente atua com um volante só e esse volante nosso, que é o Dieguinho, e não podemos falar que ele é de marcação - concluiu.

E realmente, apesar das características ofensivas, o time se destacou também pelo comprometimento tático. Os jogos contra o America dão exemplo do disso. O time saiu na frente e nos momentos de pressão do rival, o Tricolor da Serra se mostrava compacto no campo defensivo, sem dar chances reais de gol para o adversário.

image

Vale ressaltar, que nas partidas, a equipe não conseguia manter a ofensividade a todo instante, e o contra-ataque, nos momentos de pressão adversária, viravam a arma da equipe. Apesar disso, a proposta de jogo, em um geral, era clara: jogar para frente.

O Friburguense volta a campo já em dezembro, para a disputa da Seletiva do Campeonato Carioca. Enquanto isso, o grupo tem duas semanas de descanso, até voltar ao batente. Confira outros pontos abordados por Cadão sobre o tema:

CONSTRUÇÃO DA FORMA DE JOGO
- A gente tem que estar chamando eles todos os dias, no treinamento... Eu sempre prezo por isso: quando estamos sem a bola, temos que estar no nosso campo, tem que estar se posicionando, tem que estar compactado, porque dificulta as ações do adversário. Quando estivermos sem a bola, como falei, é sair para jogar entra a qualidade, realmente, desses atletas e graças a Deus nesse campeonato funcionou muito bem.

COMPROMETIMENTO COM A MARCAÇÃO
- A gente tem outras ideias, procura, estuda um pouquinho também, e já na Seletiva a gente quer que a equipe faça esses jogos bons como fez agora, não só na marcação, mas quando estiver a bola também. Eu sempre falo para eles: marcou bem, você tem a bola no seu pé. Marcou mal, você não tem. E eles entenderam muito bem isso. Principalmente na hora que estão sem a bola.

PROMESSA DE MANUTENÇÃO DO ESTILO
- A gente espera manter isso daí. A gente sabe que, principalmente quando você conquista, o outro lado vê. Também observa. A cada momento que passa, aumenta a dificuldade para a gente. Temos que trabalhar quietinhos lá na nossa. Organizar mais coisas.

Tags: Cadão; Friburguense;

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por