Em 21/10/2019 às 17h47

FFERJ define regulamento, grupos e a tabela do Campeonato Carioca 2020

Em reunião na sede da Federação, foram estabelecidas as diretrizes da competição


Autor: Redação FutRio / Foto: Divulgação (FFERJ)

Clubes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), na sede da Entidade, para estabelecer o regulamento e sortear os grupos e a tabela do Campeonato Carioca 2020. Foi confirmado que se uma equipe vencer os dois turnos, será campeã automaticamente do Estadual, caso não haja outro clube com mais pontos na classificação geral. Neste caso, seria realizada uma final em dois jogos, com a vantagem para o campeão dos dois turnos. Sendo assim, a famigerada semifinal geral deixa de existir.

Além disso, diferente dos últimos anos, a Taça Guanabara terá cruzamento entre os grupos, e os jogos da Taça Rio serão entre equipes da mesma chave. Em relação aos estádios, apenas os jogos classificatórios poderão ser disputados fora do Rio de Janeiro. Semifinais e finais, entre os quatro times considerados grandes, serão, somente, no Maracanã ou no Nilton Santos. Caso aconteça semifinais ou finais entre um grande e um pequeno, ou entre equipes menores, poderá existir um acordo entre as partes, podendo os jogos serem realizados em outras praças, como em São Januário, Raulino de Oliveira e Elcyr Resende.

Marca registrada da competição desde 2017, a Seletiva do Carioca está mantida e começará ainda em 2019, no dia 21 de dezembro, e irá até o dia 12 de janeiro. America, Americano, Friburguense, Macaé, Nova Iguaçu e Portuguesa integram esta fase inicial. Os dois primeiros colocados avançam à fase principal. Os quatro restantes disputam o Grupo X, onde um se salva. Por fim, os três times que restarem vão para o Grupo Z, que apontará apenas um rebaixado à Segundona do mesmo ano.

Novidade em 2019, o VAR está confirmado como ferramenta da arbitragem. Ele será utilizado nas semifinais e finais dos turnos, nas gerais e também em clássicos. A cabine do árbitro de vídeo terá um representante de cada clube e o custeio médio será de 40 mil por jogo. Outro ponto determinado foi a questão de clubes que tiverem mais de um atleta convocado para alguma Seleção Nacional, não poderão jogar em datas-FIFA.

Outra mudança em relação a edição de 2019, é o retorno da figura de Pelé como embaixador da competição. Ele foi escolhido para esta função em 2018. O Campeonato Carioca de 2020 também estará repaginado visualmente. De forma oficial, ganhará uma nova logo e redes sociais dedicadas a partir do mês de novembro.

Este formato de regulamento foi proposto pela FFERJ, aceitando sugestões, segundo a Entidade. Todos os clubes votaram a favor, com exceção do Fluminense, que queria, obrigatoriamente, final em jogo único ou ida em volta. O início da competição está datado para o dia 18 de janeiro e o término para 26 de abril.

CARIOCA 2020 - SELETIVA

Integrantes: America, Americano, Friburguense, Macaé, Nova Iguaçu e Portuguesa

PRIMEIRA RODADA

Nova Iguaçu x Friburguense
America x Macaé
Portuguesa x Americano

CARIOCA 2020 - FASE PRINCIPAL

Grupo A: Flamengo, Botafogo, Bangu, Cabofriense, Boavista e 1º da Seletiva.

Grupo B: Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Madureira, Resende e 2º da Seletiva.

PRIMEIRA RODADA

Vasco x Bangu
Cabofriense x Fluminense
Volta Redonda x Botafogo
2º colocado da Seletiva x Flamengo
Madureira x 1º Colocado da Seletiva
Resende x Boavista

Tags: Campeonato Carioca 2020

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por