A dupla do Sul-Fluminense Resende e Volta Redonda e o Nova Iguaçu disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior na temporada de 2020. A confirmação da participação dos clubes na principal competição de base do país aconteceu nesta semana. O Gigante do Vale vai para a sua primeira participação no certame, enquanto o Volta Redonda e o Nova Iguaçu vão para a quinta participação no torneio. O Voltaço, inclusive, na última edição, ficou entre as oito melhores equipes da categoria.
Na atual temporada, o Resende terminou o Campeonato Carioca sub-20 na quinta colocação, atrás somente dos quatro times de maior investimento. O desempenho, aliada a nova estrutura de trabalho do clube, com a parceria com o Lyon (FRA), faz a expectativa sobre a base do clube crescer ainda mais para o próximo ano.
Pelo lado do Volta Redonda, esta será a quinta participação do clube na competição. Na edição de 2019, os Garotos de Aço foram a sensação do certame, eliminando Atlético (MG), Portuguesa (SP), Goiás, Paraná e perdendo somente na semifinal para o Vasco - e nos pênaltis.
O caso é o mesmo do Nova Iguaçu. O time participou em duas oportunidades, na década de 90 da competição, quando o formato ainda é diferente do atual. Após isso, esteve no certame nos anos de 2017 e 2018. Depois de ficar de fora da edição dessa temporada, o clube, que foi o primeiro a ter o Certificado Formador da CBF no Rio de Janeiro, volta a representar o estado no toerneio.
Os clubes três já iniciaram o planejamento e as atividades visando o torneio. A Copa São Paulo de futebol Júnior começa no dia 2 de janeiro e termina, como sempre, na data de aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 do mês. O último time do Rio de Janeiro a vencer a competição foi o Flamengo, no ano de 2018.