A primeira fase da Série C do Campeonato Carioca chegou ao fim e com ela tudo ficou definido em relação a quem avança às quartas-de-final da competição e os últimos capítulos da briga contra a queda à Seletiva da Quartona de 2020 são aguardados. Desta forma, estarão na próxima fase: Ação, EC Resende, Campo Grande, Ceres, Paduano, Brasileirinho, Teresópolis e Paraíba do Sul.
Os duelos das quartas foram definidos pelo índice técnico de cada um dos oito classificados, que é o resultado da soma dos respectivos saldos de gols com o total de pontos conquistados, divido pelo número de partidas disputadas. Confira como ficou a tabela de índice técnico e os confrontos:
1º:
Ação, 3
2º:
Brasileirinho, 3
3º:
Paraíba do Sul, 2,88
4º:
Campo Grande, 2,75
5º:
EC Resende, 2,25
6º:
Ceres, 2,25
7º:
Teresópolis, 2,13
8º:
Paduano, 2
Ação* x Paduano
Brasileirinho* x Teresópolis
Paraíba do Sul* x Ceres
Campo Grande* x EC Resende
Os duelos serão definidos em jogos de de ida e volta. As primeiras partidas estão marcadas para quarta-feira (13), já as decisivas serão disputadas no dia 17 de novembro. Todas terão bola rolando a partir das 15h e terão a cobertura em tempo real do
Placar FutRio
.
*: Equipes que fazem o segundo e decisivo jogo com o mando de campo
São Cristóvão fica pelo caminho e rebaixamento à Seletiva 2020 ganha novo capítulo
Por falta de estádios, a última rodada da Série C teve que ser diluída. Desta forma, o São Cristóvão enfrentou o CAAC Brasil pela manhã e só saberia se estaria classificado às quartas ou eliminado da competição pela tarde, dependendo de um resultado negativo de Ceres ou Paduano no confronto direto.
Acabou que as equipes empataram em 1 a 1 e avançaram juntas em segundo e terceiro lugar, respectivamente, às quartas-de-final. Com isso, o São Cristóvão ficou em quarto, com 12 pontos, e se despediu da temporada 2019 com um gosto amargo, frustrando a expectativa de retornar à Série B2.
Na parte de baixo da tabela, os cinco piores times na classificação geral de 2019 vão compor a fase preliminar no próximo ano, junto a Itaperuna e Heliópolis, que foram eliminados na Seletiva da atual edição e ficam nela para 2020. Quem conseguiu se salvar na rodada derradeira foi o Búzios, que chegou a sete pontos e não pode mais ser ultrapassado pelos times que ainda brigam contra a queda.
Confira:
12º Atlético Carioca = 5 pontos
13º Arturzinho = 3 pontos (1 vitória)
14º Tomazinho = 3 pontos (nenhuma vitória)
15º CAAC Brasil = 1 ponto
16º Itaperuna (eliminado na Seletiva)
17º Heliópolis (eliminado na Seletiva)
Atlético Carioca, Arturzinho e Tomazinho ainda estão na briga para escapar da queda. Como folgou na rodada, o Alvinegro de São Gonçalo terá que torcer para que haja um empate no confronto direto desta sexta-feira (8) entre Tomazinho e Arturzinho, no Marrentão. Quem vencer, se salva da Seletiva e empurra o Atlético Carioca para a zona indesejada.
O impacto da punição ao Búzios
No meio da competição, o Búzios foi julgado e punido, com base no artigo 214 do Códio Brasileiro de Justiça Desportiva, em 12 pontos pela a escalação irregular dos atletas Thales e Wilson, conhecido como Magrão, pelo TJD-RJ. Isso fez com que a equipe da Região dos Lagos despencasse na tabela, culminando também na eliminação.
Acontece que o julgamento foi em primeira instância e o cenário pode ser revertido no Pleno do TJD, caso o Búzios aplique o recurso, o que ainda está sendo avaliado. Se retomar os pontos perdidos, o time da Região dos Lagos somará 19 pontos, garantindo a classificação às quartas, eliminando o Paraíba do Sul.