Na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu o Conselho Arbitral da Série B1 do Campeonato Carioca 2020, que será o ponto-chave das alterações previstas pela entidade para toda a estrutura das divisões do Estadual.
De acordo com Marcelo Vianna, Diretor de Competições da Federação, foi um entendimento geral de formatar as futuras divisões (Séries A1, A2, B1 e B2) com 12 clubes cada, deixando o Campeonato Carioca mais forte e possibilidade de êxito. Além disso, ele adiantou a situação da Série C, atual Quarto nível Estadual, que havia ficado de lado após as decisões tomadas nas reuniões:
- A Série C é uma próxima etapa. Vamos começar a trabalhá-la. Ainda preciso conversar com a diretoria, a presidência (da FFERJ)... enfim. Nesse momento, não consigo dar um cenário. Mas a Série C vai continuar existindo sim. Daqui a mais alguns meses, a gente consegue definir e apresentar para a imprensa como será. A princípio, está definido a A1, A2, B1 e B2 - disse o diretor.
Confira o novo regulamento da Série B1 2020
Foi estabelecido que a Segundona manterá a fórmula de disputa dos últimos anos: em dois turnos, Taça Santos Dumont e Corcovado. Sendo que os campeões de cada turno garantem a vaga na semifinal geral e, os dois melhores colocados na classificação geral da competição também avançam à disputa do acesso. As duas equipes que chegarem à final da Série B1, conquistarão, desta forma, o acesso à Seletiva. Em relação ao calendário, a competição tem início e fim marcados para maio e setembro, respectivamente.
A alteração fica logo abaixo na tabela. Os times que ficarem entre a 3ª e 8ª colocação irão para a nova Série A2, que será disputada a partir de 2021. Quem ficar entre o 9º e 15º lugar, irá permanecer na Série B1, que passará a ser o terceiro nível estadual. Os dois últimos irão cair para a B2, que passará a ser a Quartona.
Vale ressaltar que, a partir do momento em que a Série A2 for criada, quem for rebaixado na competição disputará a Série B1 no mesmo ano, como vem acontecendo em relação à Seletiva da Série A e a B1. Outro delhate ficou para a Série C do Carioca que, atualmente, representa o quarto nível do futebol carioca, mas ainda não há a certeza de que terá a sua continuação.