Foi com muita emoção, mas o Ceres se garantiu como o primeiro semifinalista da Série C do Campeonato Carioca. Neste sábado (16), o time da Rua da Chita perdeu por 3 a 2 para o Paraíba do Sul de virada no Estádio Leão do Sul, em Barra Mansa, mas garantiu a classificação com a vitória no placar agregado (5 a 4). Agora, espera o vencedor de Teresópolis e Brasileirinho para conhecer o adversário do jogo do acesso. Já o Paraíba, eliminado, só volta a campo em 2020.

Em desvantagem no placar agregado, o Paraíba do Sul buscou o ataque, mas encontrou um Ceres disposto a jogar futebol também. E foi justamente o time da Rua da Chita o responsável por inaugurar o marcador. Logo aos sete minutos, depois de cobrança de escanteio da direita, o zagueiro Matheus Lessa acertou um belo chute com a bola ainda no ar e colocou os visitantes na frente.
A resposta do Paraíba foi quase que imediata: aos 11, Evandro foi derrubado na área após jogada individual. Pênalti convertido por Cadinho, sem dificuldades: 1 a 1. Naquela altura, a equipe precisava de mais dois gols Ainda na primeira etapa, MV recebeu lindo passe pela esquerda, driblou e acertou um chute muito perigoso que caprichosamente bateu no travessão e saiu.
Na segunda etapa, o Paraíba do Sul tentou ser mais agressivo, mas cedeu espaços para um Ceres perigoso nos contra-ataques. Tanto é que os visitantes retomaram a liderança do placar aos 20 minutos, no último lance antes da parada técnica: em falta próxima à bandeirinha de escanteio, Bento encheu o pé na direção da área. A bola desviou na defesa e enganou o goleiro Flávio. Na súmula, gol de Bento, confirmado pelo árbitro Washington Fernande Mendes de Oliveira.

Quando o jogo parecia resolvido, o Paraíba do Sul reagiu e voltou para o confronto. Aos 30, MV fez boa jogada individual e chutou da entrada da área para empatar. A virada veio no lance seguinte, com Fabrício, recebendo bom passe no bico esquerdo da grande área e tocando na saída de Léo Flores. Faltava um gol, e o Ceres ainda perdeu Araújo, expulso após dividida com o goleiro Flávio. Mesmo com nove minutos de acréscimo, o gol que levaria a disputa para os pênaltis não saiu.
A partida
Paraíba do Sul 3x2 Ceres - Carioca Série C, quartas-de-final, volta - 16/11/2019 às 15h
Estádio Leão do Sul (Barra Mansa-RJ)
Árbitro: Washington Fernande Moreira de Oliveira
Assistentes: Adolfo Roberto da Silva e Vinícius Mendes Teixeira
Paraíba do Sul: Flávio; Luiz Felipe (Kaio, 21'/2ºT), Wesley, Kevin (Wesler, 27'/2ºT) e Magno (Índio, 8'/2ºT); Fabrício, Patrick e Evandro; Gleidson, MV e Cadinho. Técnico: Piá.
Ceres: Léo Flores; Ronald Torres, Matheus Lessa, Mancuso e Mateus Manhães; Thiago Sapo (Júnior Santos, intervalo), Geovane (Araújo, 32'/2ºT) e Lucas Matos (Bento, intervalo); Davi, Ronald e Bruno Maia. Técnico: Válber Lessa.
Cartões amarelos: Flávio, Índio, Wesley, Fabrício, MV e Kevin (PBS); Davi, Mateus Manhães, Thiago Sapo, Bento, Araújo e Lucas Matos (CER).
Cartão vermelho: Araújo, 47'/2ºT (CER);
Gols: Matheus Lessa, 7'/1ºT (0-1); Cadinho, 15'/1ºT (1-1); Bento, 20'/2ºT (1-2); MV, 30'/2ºT (2-2); Fabrício, 35'/2ºT (3-2)
Público: 200 pagantes (48 presentes)
Renda: R$ 1.500,00