Em 06/02/2020 às 11h02

Com muitas opções, Toninho tem "dor de cabeça boa" para montar ataque

Cinco atletas de características diferentes dão varições táticas ao comando ofensivo


Autor: Léo Pinheiro / Fotos: Luís Miguel Ferreira (MEC)

O Madureira vem repetindo a formação tática de 4-3-3 nos cinco jogos que fez até o momento no Campeonato Carioca. O técnico Toninho Andrade não pretendia alterar a equipe que começou a competição, com Wander, Ygor Catatau e Emerson Carioca no comando ofensivo, mas as opções de qualidade no banco e os problemas naturais que acontecem durante a competição o fizeram alterar o time. Agora ele tem uma "dor de cabeça" boa para escalar a equipe na sequência do Estadual.

image

Além do trio citado, considerado, ainda, o titular do time, ele conta com Nathan e Paulo Rangel no banco de reservas. O primeiro, inclusive, é um dos artilheiros do time, mesmo sendo reserva, com dois gols. Nathan começou jogando o último jogo na vaga de Wander, que estava com um problema odontológico.

A característica do time mudou de velocidade e recomposição defensiva, para um time de mais força e poder de finalização. Paulo Rangel, ainda não começou jogando, mas quando ele está em campo a equipe tem mais poder de área. O técnico Toninho Andrade falou sobre a formação da equipe o que pretende para este setor que vem demonstrando estar qualificado.

- Olha, a ideia inicial não era tirar o Wander. Mesmo com o Nathan tendo feito os dois gols. Você tirar um atleta da equipe depois de uma derrota é sempre muito complicado e o Wander vinha taticamente cumprindo uma função muito boa. A característica do Nathan é difetente, apesar dos dois serem jogadores de lado. O Wander é mais velocista e o Nathan é um cara que joga mais na força. Só que o Wander tem um poder de composição melhor na marcação - disse, ainda falando sobre a alteração que foi obrigado a fazer no último jogo.

- Acho que os aspectos foram positivos. O Nathan, fez, na minha opinião, uma partida boa, para um cara que chegou depois de todo mundo, se machucou, vinha entrando só durante os jogos. Acho que de uma forma geral, foi satisfatória toda a nossa produção - alegou.

image

Nathan revela que ainda precisa recuperar ritmo de jogo

Conforme contado por Toninho Andrade, Nathan além de ter chegado após o início da preparação, ainda sofreu uma lesão durante a pré-temporada. As duas questões somadas acabam atrapalhando o atleta, que confessa que ainda precisa de ritmo de jogo. Apesar disso, ele não escondeu que deseja mais oportunidades e quem sabe começar jogando no jogo contra o Flamengo.

- No início do jogo foi mais complicado, porque querendo ou não a gente acaba ficando sem ritmo por não atuar direto. Depois dos 20 minutos consegui entrar no jogo, participar mais. Temos uma semana para trabalhar, ouvir o que o professor tem para falar para consertar. Se me der a oportunidade, eu vou estar melhor porque vai dar tempo de trabalhar e conseguir chegar perto dos meus companheiros.

Com mudanças, Ygor Catatau vira o coringa de Toninho Andrade

Nesta única alteração feita na formação incial deste comando ofensivo - a dita entrada de Nathan no lugar de Wander -, a equipe teve que mudar uma peça de lugar: Ygor Catatau. O jogador passou do lado esquerdo para o lado direito. Com a facilidade de fazer múltiplas funções, o jogador virou uma espécie de coringa da equipe, já que se for preciso também atua centralizado.

Emerson Carioca, quem atua centralizado, e em vezes faz a função de centroavante e em outras de falso 9, voltando mais para criar, também se destaca e talvez mantém a titularidade pela pluralidade de funções entregadas ao técnico. Ygor Catatau falou sobre a questão do time e, sem vaidade, disse jogar para o time.

- Meu intuito é ajudar a equipe. Eu me sinto à vontade tanto na direita quanto na esquerda. De centroavante também. Como falei, meu intuito é ajuda a equipe, onde o professor achar que eu possa render mais e me colocar, estou à disposição - falou.

image

O desafio do Madureira na sequência é difícil. A equipe pega o Flamengo, fora de casa, no Maracanã, às 18h do próximo sábado, dia 8 de fevereiro. O Placar FutRio, como sempre, cobre em tempo real.

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por