Em 11/02/2020 às 16h02

Defesa, superação e Soriano: o tripé da recuperação do Americano no Grupo X

Jogadores exaltam trabalho executado às vésperas da goleada no Nova Iguaçu


Autor: Caio Almeida / Fotos: Caio Almeida (FutRio)

Em uma semana, o Americano viu o seu mundo girar e pôde superar problemas internos para conquistar a reviravolta no Grupo X do Campeonato Carioca. O tempo de instabilidade com a própria torcida acabou e, depois de mudar o comando técnico após quase dois anos e perder uma peça do plantel tão importante como o goleiro Luis Henrique, o Alvinegro Campista já olha para o horizonte com mais esperança, pois a "salvação" do Grupo Z nunca esteve tão próxima.

image

Desde a chegada do técnico Rafael Soriano, o Americano soma duas vitórias fora de casa, contra o Friburguense e o Nova Iguaçu, esta última por uma goleada de 4 a 0 e bem comemorada, não só pela condição de liderança na tabela, mas também pelo sacrifício realizado por um determinado grupo de jogadores que não tinham condições de jogo horas antes da partida. Fato este lembrado pelo comandante, que buscou exaltar a postura dos atletas, fugindo de qualquer mérito pessoal.

- A vitória foi importante. Conseguimos recuperar o saldo. Tivemos muitos problemas antes do jogo: (Cláudio) Maradona e Abuda com febre, Gonçalves jogou no sacrifício e Deus o abençoou com o gol. Mas eu falei com eles que seria o dia da superação. Preciso destacar três jogadores, que são Maradona, Romário e Alex (Pixote), porque a equipe mudou a postura começando por eles lá na frente. Passamos a disputar o jogo. Maradona não fez um gol, mas o que ele participou, sem a bola, foi fundamental. Isso mostra o espírito da equipe - disse o treinador, que completou analisando o seu início de trabalho.

- Falei para eles que nesse meu trabalho, não fizemos nada de muito diferente. Foi, justamente, fazer com que eles acreditassem que poderíamos ser mais competitivos e o mérito é deles que conseguiram assimilar rápido.

image

Citado por Soriano, o meia Alex Pixote foi um dos jogadores do Americano que venceu a defesa do Nova Iguaçu e foi às redes. Ele, além de exaltar o trabalho feito pelo treinador, também dedicou o gol ao fiseoterapeuta do clube, ressaltando o trabalho prévio de suma importância para a vitória.

- Gostaria de glorificar o nome de Deus. O gol eu dedico para o fiseoterapeuta Diego, que tratou todos os jogadores na véspera, porque quatro não podiam jogar contra o Nova Iguaçu. Horas antes do jogo, tratou novamente e eu prometi para ele que faria um gol. Graças a Deus eu fiz e pude dedicar a ele. O professor (técnico Rafael Soriano) tem trabalho muito com a gente. Tem dado toda a confiança e consistência para a gente chegar e fazer o que fizemos contra o Nova Iguaçu - concluiu.

image

Mas não só de Rafael Soriano ou o setor responsável pela fisiologia que se vive o Americano. Outro fator já conhecido das últimas temporadas foi lembrado após a vitória: a defesa. Na ocasião, formada por Patrick; Sanderson, Gabriel, Espinho e Gonçalves. Em um jogo que pouco sofreu e saiu sem levar gols, o arqueiro elogiou a força deste setor alvinegro.

- A nossa equipe, defensivamente, sempre foi forte. Mesmo com o antigo treinador, Josué (Teixeira), com o Luis Henrique (antigo goleiro). Sempre fomos muito forte. Contra o America (no turno, quando perdeu de 4 a 0), foi um dia atípico. O Americano acabou sentindo muito a eliminação na Seletiva e acabou sendo atrapalhado pelo peso mental no começo do Grupo X. Contra o Friburguense, fizemos um jogo muito sólido na defesa. Levamos azar no gol que sofremos, acabei saindo e a bola sobrou no rebote. Mas sempre fomos muito fortes - disse o goleiro.

Líder do Grupo X de forma isolada com sete pontos, o Americano terá pela frente o Clássico Tio Sam, com o America, que pode colocar Alvinegro com um pé e meio na Seletiva da próxima temporada ou embolar toda a fase atual novamente. A bola rola no sábado (15), às 15h e o Placar FutRio acompanha em tempo real.

Tags: Americano

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por