O Americano enviou um ofício para a FERJ, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a manutenção do jogo com o America no Ferreirão. O confronto foi transferido pela Federação para o Elcyr Resende, para a utilização do uso do VAR. O Cano enumerou os motivos pelos quais se vê prejudicado, já que para o clube aconteceria uma perda de mando de campo e a alteração se deu graças as reclamações feitas pelo rival após o jogo com o Friburguense.
O texto assinado por Carlos Abreu, presidente do Cano, contesta justamente a ausência de provas desta reclamação do time rubro, que alegou que os árbitros vinham cometendo erros "intencionais" a favor do Americano e que a Procuradoria não se manifestou a respeito dessas acusações.
No documento feito pelo Americano, além do clube indicar que perderá um mando de campo, a diretoria levanta argumentos financeiros, alegando que não tem condições de arcar com um o orçamento de uma despesas que considera inesperadas. Além de já iniciou a venda de ingressos e o pagamento de questões que envolvem a operação do jogo, como por exemplo as ambulâncias.
Outro argumento fica por conta do regulamento, que só prevê mudanças de mando de campo, por solicitação da empresa que detém os direitos de transmissão, ou por casos de fortuitos ou de força maior - o que segundo o Cano, não é o caso, ferindo o Artigo 42 do Regulamento. Confira o documento enviado pelo Americano à Federação.