O Friburguense está muito perto de se livrar do rebaixamento. Neste sábado (15), o Tricolor da Serra derrotou o Nova Iguaçu por 1 a 0, gol de Jhonathan ainda no primeiro tempo, e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo X, com oito pontos.

Com o resultado, o Nova Iguaçu foi matematicamente eliminado e terá que disputar o Grupo Z como nova chance de se livrar da queda. Já o Friburguense depende de uma vitória na última rodada (ou até de um empate, caso o Americano não vença o America) para permanecer na elite.
Na próxima quarta-feira (19), o Friburguense visita o Americano, às 15h, no Ferreirão, em Cardoso Moreira. Já o Nova Iguaçu cumpre tabela contra o America, no Laranjão.
Gol no início decide partida
Jogando em casa, o Friburguense tomou a iniciativa do jogo, mas levou um susto logo aos cinco minutos. Após lance confuso, Afonso perdeu o controle da bola na área. Bruno Santos, pego de surpresa, acabou errando o chute, mandando pra fora.
A resposta, no entanto, foi imediata, e com bola na rede. Aos sete, Lucas puxou contra-ataque em velocidade e achou Jhonathan na área. O centroavante teve calma para finalizar e abrir o placar. O goleiro Zé Carlos ainda fez boa defesa em cobrança de falta de Rodriguinho.

Contudo, a partida em seguida ganhou em rispidez nas jogadas. Muitas faltas, inúmeros cartões amarelos e poucas chances reais de jogo O Friburguense, na frente, manteve o jogo sob controle e conseguiu segurar o resultado de 1 a 0 até o intervalo.
Para a segunda etapa, o Nova Iguaçu até cresceu de produção. Aos oito minutos, Fabinho e Luã Lúcio perderam chances incríveis no mesmo lance, acertando a trave após pane da defesa adversária. A pressão, no entanto, foi insuficiente para reverter o resultado.
A partida
Friburguense 1 x 0 Nova Iguaçu - Campeonato Carioca, 5ª rodada do Grupo X - 15/02/2020 às 15h
Estádio Eduardo Guinle (Nova Friburgo-RJ)
Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Gustavo Mota Correia
Friburguense:
Afonso; Rodriguinho, Raniel, Bruno Leal (Magrão, 7'/1ºT) e Ricardo (Estevão, 34'/2ºT); Diogo Alves (Mancini, intervalo), Jeffinho e Jorge Luiz; Lucas, Jhonathan e Toshiya. Técnico: Cadão.
Nova Iguaçu:
Zé Carlos; Leonardo, Gilberto, Jamerson e Jeanderson; Filipe Silva (Wellington, intervalo), Kayque (Dieguinho, 19'/2ºT) e Gabriel Galhardo (Pedro China, intervalo); Luã Lúcio, Fabinho e Bruno Santos. Técnico: Hermes Junior.
Cartões amarelos: Jeffinho e Estevão (FRI); Gilberto, Kayque, Filipe Silva, Dieguinho e Luã Lúcio (NOV)
Gols: Jhonathan, 7'/1ºT (1-0)
Público: 374 pagantes (444 presentes)
Renda: R$ 5.240,00