O Friburguense foi quem tirou a corda do pescoço primeiro. O Tricolor da Serra encerrou sua participação no Campeonato Carioca conseguindo se livrar do rebaixamento já no Grupo X. E para Raniel, o jogo contra o America, na primeira rodada, fez a equipe ter mais atenção nas partidas seguintes.
- Acredito que nosso maior mérito tenha sido a atenção e foco em cada jogo. No primeiro jogo do Grupo X, nós sofremos um empate no final da partida contra o America, o que nos fez ficar mais concentrados e atentos a cada partida do início ao fim, errando menos e conseguindo pontos importantes - explicou o zagueiro.
Após ser lanterna da Seletiva, o Friburguense foi considerado um sério candidato a ser rebaixado. Mas Raniel revelou que o grupo se fechou e procurou deixar as críticas que sofria longe de si para que elas não os atrapalhassem.
- Nós procuramos manter o máximo possível as especulações que vinham de fora longe do nosso grupo. Nós confiávamos na nossa equipe e sabíamos da condição de se livrar do rebaixamento, mesmo tendo feito uma Seletiva muito ruim. Consertamos os erros para o Grupo X e graças a Deus deu tudo certo - disse.
Ainda nesta temporada, o Friburguense vai disputar a Copa Rio, mas o planejamento para a competição ainda não foi traçado pelo clube.