A surpresa aprontada pelo desconhecido Paladino Foot-Ball Club

>> Raymundo Quadros

O Paladino Foot-Ball Club passaria despercebido pela história do futebol se não fosse a goleada imposta a um tal de Vasco da Gama na abertura do Campeonato Estadual da Terceira Divisão de 1916. Ocorre que esse tal Vasco é hoje uma das maiores potências esportivas do mundo, enquanto o Paladino é o verdadeiro tal, desconhecido até mesmo pelos cronistas esportivos.

Vejamos um pouco de sua trajetória. Fundado dia 16 de maio de 1914, na Rua da Quitanda, no Centro, logo transferiu sua sede para a Rua Barão de Ubá 99, casa 18, na Praça da Bandeira. Sua sede esportiva foi na Rua Senador Soares, na Aldeia Campista, e também teve lugar na Rua João Pinheiro, em Piedade, entre 1916 e 1917. Mais tarde o campo seria doado ao River, onde esse clube está instalado até os dias atuais.

Em 1919 o Paladino voltaria a mudar de bairro. Desta vez, para a Rua Doutor Augusto de Vasconcelos 62, em Campo Grande. No ano seguinte adotaria novo nome: Campo Grande Futebol Clube. Suas cores eram o azul e vermelho.

Sem muito sucesso, o rubro-anil sempre perigrinou pelas segunda e terceira divisões e não possui títulos. Foi apenas mais um na vida esportiva carioca e sumiu para sempre. Mas aquele 10 a 1, no histórico dia 3 de maio, foi uma efeméride que veio a projetar o clube cruzmaltino.